30 de abril de 2009

.:: Conhecendo o nosso SAMU ::.


Criado em Novembro de 2005 o SAMU Aparecida de Goiânia é uma base descentralizada integrante do SAMU Metropolitano Goiânia.
Atua realizando a cobertura de todo o município de Aparecida de Goiânia preferencialmente e oferece apoio ao município de Goiânia, se necessário. Conta atualmente com 01 USA – Unidade de Suporte Avançado tripulada por 01 Médico, 01 Enfermeiro e 01 Condutor Socorrista – e 04 USBs – Unidade de Suporte Básico tripulada por 01 Técnico em Enfermagem e 01 Condutor Socorrista. A equipe é composta por: 11 Médicos, 04 Enfermeiros, 12 Técnicos em Enfermagem e 16 Condutores Socorristas.
A triagem de ocorrências, regulação médica e envio de unidades de socorro é feita pela Central do SAMU Metropolitano Goiânia, que repassa às unidades de Aparecida de Goiânia as ocorrências a serem atendidas. A comunicação da equipe socorrista com a Central de Regulação é feita via rádio e telefone celular. As USBs, após avaliação do cliente, contra regulam com o médico da Central de Regulação que decide o destino do mesmo. O destino do paciente atendido pela USA é decisão do médico da viatura, baseado nas necessidades e gravidade de cada caso. Os clientes atendidos são preferencialmente encaminhados às unidades de saúde do município de Aparecida de Goiânia: Cais Nova Era, Cais Garavelo, Cais Colina Azul, Maternidade Marlene Teixeira e HUAPA (Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia). Os casos de maior gravidade são encaminhados ao HUGO (Hospital de Urgências de Goiânia).
Além do socorro em residências, locais de trabalho e vias públicas, o SAMU realiza o transporte (transferência) de clientes entre unidades de saúde.